sexta-feira, 18 de maio de 2012

SAMU registra acidentes em piscinas



 No verão os acidentes e afogamentos aumentam em piscinas e rios como foi o caso de dois afogamentos no bairro Santos Dumont. De acordo com Daniel Mendes da Silva, coordenador do SAMU as vitimas eram dois garotos, um de 13 anos e outro de 19.
 Os garotos sofreram convulsão após entrar na piscina, mas o de 19 anos acabou se afogando e felizmente eles passam bem. Segundo Daniel crianças ou até mesmo adultos que costumam ter ataques epiléticos, sempre precisam estar acompanhadas e nunca devem ficar sozinhas em piscinas e rios.


  Na mesma semana um jovem de 28 anos também sofreu um acidente em uma piscina no Jardim Morumbi. Ele resolveu tomar um banho e quando foi entrar na água, escorregou e bateu a cabeça na borda da piscina. Ele foi socorrido por uma equipe da SAMU e corre risco de ficar tetraplégico.
 Só neste começo de ano, os corpos de bombeiros registraram um afogamento no dia 1° de Janeiro no rio Sucuriu. O caso foi com um jovem de 18 anos. A principal suspeita foi congestão. O capitão do Corpo de Bombeiros, Sidnei Antônio Muniz, fala que a maioria dos acidentes de afogamentos é por descuido. Segundo Muniz, quem tem piscina em casa corre o risco de sofrer acidentes se não houver alguma proteção ao redor dela, principalmente quem tem crianças, pois elas não têm noção do perigo.
  
PROCEDIMENTOS
 Os primeiros passos para ajudar alguma vitima de afogamento ou acidente, é ter muita calma e ligar para o corpo de bombeiros ou pelo SAMU. De acordo com o capitão Muniz, o próximo passo é retirar a vitima da água e deita-la com a cabeça mais baixa que o tronco e a pessoa que estiver atendendo irá dando orientações até os bombeiros chegarem ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário